sábado, 26 de fevereiro de 2011

Perl vs Shell Script

Desde que comecei a trabalhar com sistemas operacionais, principalmente o Linux, tive a necessidade de começar a usar scripts. Acredito que para uma grande parcela, como foi no meu caso, o início se deu usando Shell Script em bash. Penso que para uma "linguagem", se é que se pode chamar assim, é bastante poderosa permitindo fazer tarefas com certa complexidade.

Recentemente por uma mudança de emprego meu maior foco de contato deixou de ser o Linux e passei a usar bastante a plataforma Microsoft e um pouco Solaris. O primeiro impacto que isso me causou foi o problema de que os scripts criados anteriormente já não poderiam ser utilizados na maioria dos casos. 

Sempre passei perto do perl, mas nunca me enveredei a ponto de aprender a usa-lo. Mas depois de algum tempo e de muitas necessidades por causa do meu novo ambiente de trabalho não teve jeito, precisei começar a usar o perl. Confesso que foi uma experiência bastante positiva. Claro que para sair da inércia não utilizei somente da internet, adquiri um livro e este foi de extrema importância para meu aprendizado inicial. O livro que comprei foi este Learning Perl, quinta edição.

Minhas primeiras linhas de código foram bastante simples mas já consegui vislumbrar que seu potencial é muito grande e consegui fazer coisas de forma mais eficiente, sem contar que existe módulos preparados para comunicações especializadas como leituras SNMP (sem precisar usar o snmpget ou snmpwalk enviando sua saída para uma variável), conexão com banco de dados, sem ter que fazer mirabolancias. O mais legal é pensar em sua portabilidade. Você pode criar um script em um ambiente Linux e com poucas alterações pode te-lo rodando em outro ambiente, como no meu caso em Windows!

Tenho que confessar que minha transição não foi fácil pois já estava "viciado" em Shell Script. Com um pouco de esforço posso dizer que migrei para perl, e digo, foi bastante positivo. Quero começar a postar algumas coisas que venho aprendendo nesta linguagem. Aprendizado este que tem sido fruto de pesquisa na internet, no livro que mencionei acima e na prática constante, errando e acertando. Pensando em me aperfeiçoar um pouco mais fiz a compra de mais um livro, este agora voltado para administração de sistemas e mostrando técnicas de como faze-lo, o livro que comprei foi este Automating System Administration with Perl: Tools to Make You More Efficient. Estes livros foram adquiridos no Amazon pois não os encontrei aqui no Brasil. O legal é que eles entregam aqui no Brasil por um custo de frete bastante acessível.

Bom, esta sendo legal voltar a postar aqui neste blog. Caso alguém tenha alguma idéia sobre o assunto que estou escrevendo aqui sinta-se a vontade para conversarmos e trocarmos experiências. Acho isso muito produtivo e é uma forma de aprendizado!

Um grande abraço a quem passar por aqui!

Nenhum comentário: